A delegação de atletismo da Escola Paralímpica de Itapetininga encerrou a primeira etapa das Paralimpíadas Escolares com 19 medalhas e contribuiu para que São Paulo liderasse a modalidade na competição, realizada de 18 a 21 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.
O evento reuniu estudantes com deficiência de todo o país e marcou a participação de atletas de diferentes escolas estaduais de Itapetininga. Os resultados consolidados foram:
Resultados da delegação de Itapetininga
- Eduardo Bento (PEI Maria de Lourdes B. Carvalho) – 3 ouros
- Nicolli Aparecida (PEI Maria de Lourdes B. Carvalho) – 1 ouro, 1 prata e 1 bronze
- Isadora Lohany (PEI Sebastião Villaça) – 2 ouros e 1 prata
- Yasmim Vitória (PEI Sebastião Pinto) – 3 ouros
- José Amadeu (PEI Ernestina Loureiro) – 3 ouros
- João Buzzo (PEI Desembargador Bernardes) – 3 ouros
- Melissa Moreira (Escola Jair Barth) – 1 prata
- Lucas Emanoel (PEI Elisiário Martins) – 5º lugar nos 100 m, 5º no salto em distância e 11º nos 200 m
A professora da Escolinha Paralímpica e integrante da Comissão Técnica Paulista, Eunice Lima, destacou o papel formativo da competição para jovens atletas.
“As Paralimpíadas Escolares são a porta de entrada para o alto rendimento e para convocações internacionais. Os alunos precisam se preparar e treinar muito. Os nossos atletas alcançaram as melhores marcas e estão entre os melhores do país. A Escola Paralímpica de Itapetininga está entre as principais. A atleta Nicole, de 12 anos, estreou na competição e bateu o recorde no arremesso de peso”, afirmou.
A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares reúne 2.056 atletas das 27 unidades federativas, distribuídos em 15 modalidades. Na segunda etapa do evento, o atleta Thiago Cabral representará Itapetininga no futebol de 7, com partidas programadas para os dias 26 e 28 de novembro.









