2000 Today – A maior audiência televisiva global já registrada!

Estamos próximos de mais uma virada de ano e com ela alguns ciclos encerram-se e outros surgem no horizonte para superação de desafios. Há 25-26 anos o mundo pôde acompanhar o início do terceiro milênio pela televisão em diversas partes do mundo. Quem tiver no mínimo 35 à 40 anos de idade pode se lembrar vagamente desse fato. É considerado o evento transmitido ao vivo ininterrupto de maior audiência do planeta, superando as tradicionais coberturas de abertura, encerramentos, partidas iniciais e finais dos jogos olímpicos, copa do mundo de futebol e copa do mundo de rugby.

Esse projeto começou a ser produzido e idealizado a partir de meados de 1996-1997. Foi algo grandioso. O mesmo foi dirigido pelo cineasta britânico Stuart McDonald (falecido em 2021 em Londres). O programa envolveu diversas emissoras em todo o mundo, o qual foi montado um consórcio para a distribuição do sinal internacional a todas elas. Foi a maior transmissão ao vivo da história da televisão mundial com 28 horas de duração das celebrações no planeta na despedida de 1999 para o início do novo milênio em 2000.

A primeira área habitada do mundo a celebrar o novo milênio foram as Ilhas Kiribati, situadas no pacífico sul. Na época estava em vigor no Brasil o horário de verão. Por aqui o fato ocorreu as 08:00 (O que tradicionalmente ocorre anualmente as 07:00) do dia 31-12-1999. Por aqui quem fez parte do pool internacional foram a Rede Record e a Rede Bandeirantes. Com o passar dos horários o sinal era redirecionado a novas nações, seguindo o fluxo natural de transição entre os fusos horários existentes no planeta. Isso ocorria para mostrar as festividades locais da chegada do ano 2000. Nesses eventos além das tradicionais queima de fogos, também ocorreram apresentações artísticas e culturais nesses territórios. No Brasil o certame global foi realizado na praia de Ipanema no Rio de Janeiro com o show da cantora Gal Costa. A transmissão rodou o mundo através da imagem gerada pelas parceiras brasileiras para a distribuição das participantes do consórcio. O término das transmissões ocorreram no Brasil por volta das 10:00 horas, após a chegada do novo milênio no último local habitado na Terra, também situado no Pacífico Sul o qual margeia a Linha Internacional de Data, neste caso Samoa Americana. A transmissão da BBC estendeu-se até as 13:00, que no Brasil corresponde a 11:00 (lembremos que estávamos sob horário de verão).

Um fato curioso que ocorreu entre 11-12 anos depois foi a alteração de fuso horário da Samoa (vizinha da Samoa Americana). Isso ocorreu visando questões comerciais envolvendo a nação e seus principais parceiros, casos da Austrália e Nova Zelândia que estão geograficamente próximos porém divididos pela linha internacional de data por muitas horas de distância sendo registrado diferença de 1 dia entre elas. O dia 30/12/2011 foi polêmico pois nunca existiu lá. Com a aprovação do parlamento local pela alteração e sofrendo algumas rejeições da sociedade, ocorreu que a transição entre 23:59 do dia 29/12/2011 foi automática para 00:00 do dia 31/12/2011 e com isso o réveillon de 2012 Samoa de última foi uma das primeiras a celebrar a chegada do novo ano, ao lado das Ilhas Kiribati e Tonga, deixando Samoa Americana “isolada” como o último território habitado a celebrar os primeiros minutos de um novo ano.

A estimativa de audiência do 2000 today foi de aproximadamente 800 milhões de pessoas em todo o mundo, algo impensável atualmente devido a crise que o audiovisual tradicional vivencia em uma realidade de comunicação descentralizada e distribuída em todo planeta. Somente a BBC do Reino Unido (que liderou o pool, produção e todo o evento) conseguiu atingir um rating de 12 milhões de espectadores. Foi produzido um CD comemorativo desse evento histórico contendo diversos artistas e projetos, o qual foi lançado pela gravadora Sony.

Todo fim de ano me desperta essa nostalgia do 2000 today, que em português foi traduzido literalmente para 2000 hoje. Acompanhei na época e isso me marcou e marca profundamente. Sou um grande entusiasta de situações únicas, memoráveis e emblemáticas que envolvem povos e nações, derrubando divisões e unindo a todos. Desejo aos leitores (as) boas festas e um excelente 2026. A coluna entrará em recesso. Retorno na semana correspondente os dias 05/01 à 11/01. Neste período vou buscar inspirações para compartilhar com todos (as)… Seja em textos ou produções audiovisuais… Até breve e cuidem-se!!!

Compartilhe essa notícia