O atleta amador virou consumidor?

Em algum momento, praticar esporte deixou de ser apenas praticar esporte.

Hoje, para muita gente, parece que é preciso ter o equipamento certo, a roupa certa, o relógio certo, o suplemento certo, a academia certa, a bicicleta certa, a raquete certa… e, principalmente, a sensação de que estamos sempre precisando de alguma coisa nova.

Mas será que o atleta amador virou consumidor?

O mercado esportivo descobriu há muito tempo que não vende apenas produtos. Vende desempenho, pertencimento, status e até autoestima.

No ciclismo, uma bicicleta melhor pode custar dezenas de milhares de reais. Depois aparecem rodas, potência, sensores, capacete, sapatilha e tantos outros acessórios.

Na musculação, não basta treinar. Temos suplementos, pré-treinos, roupas, acessórios e uma infinidade de produtos prometendo melhorar resultados.

Na natação, surgem óculos cada vez mais tecnológicos, relógios, equipamentos de treino e roupas específicas.

No tênis e no padel, existem raquetes, cordas, calçados e acessórios para praticamente todos os níveis e estilos de jogador.

No futebol, o atleta amador pode ter chuteira profissional, uniforme personalizado e equipamentos que até pouco tempo atrás eram exclusivos de atletas de alto rendimento.

E não há absolutamente nada de errado nisso.

O problema não está em consumir. Está em acreditar que consumir é o mesmo que evoluir.

Um equipamento melhor pode ajudar. Uma tecnologia pode facilitar o treinamento. Um bom tênis pode proporcionar conforto. Uma bicicleta melhor pode entregar desempenho. Um suplemento pode complementar uma alimentação adequada.

Mas existe uma diferença enorme entre ter ferramentas melhores e acreditar que ferramentas melhores farão o trabalho por você.

Nenhuma bicicleta pedala sozinha.

Nenhuma raquete ganha uma partida.

Nenhuma chuteira faz um gol.

Nenhum suplemento constrói disciplina.

Nenhum relógio treina no seu lugar.

E talvez o mercado esportivo tenha percebido uma coisa que nós, consumidores, nem sempre percebemos: é muito mais fácil vender a promessa de evolução do que vender a própria evolução.

Porque evolução exige tempo.

Exige repetição.

Exige disciplina.

Exige paciência.

E, principalmente, exige fazer aquilo que nem sempre aparece nas redes sociais: o treino simples, o dia ruim, a rotina, o descanso, a alimentação adequada e a constância.

O esporte deveria ser justamente o lugar onde aprendemos que não existe atalho.

Mas estamos vivendo uma época em que muitas vezes queremos comprar o atalho.

Queremos o equipamento que promete melhorar nossa performance. O suplemento que promete acelerar o resultado. A tecnologia que promete facilitar tudo.

E, enquanto isso, esquecemos do principal.

O corpo ainda precisa fazer o trabalho.

Talvez a pergunta não seja se o atleta amador virou consumidor.

A resposta provavelmente é sim.

A pergunta mais importante é:

Até que ponto estamos consumindo para praticar melhor o esporte e a partir de quando estamos praticando esporte apenas para consumir?

Porque comprar faz parte, investir em qualidade faz parte, gostar de equipamentos faz parte.

O perigo começa quando o equipamento passa a definir quem somos dentro do esporte.

Não é o preço da bicicleta que determina o ciclista, não é o valor da raquete que determina o jogador, não é a marca da roupa que determina o atleta e não é a quantidade de equipamentos que determina quem realmente pratica esporte.

O atleta continua sendo definido por aquilo que faz quando ninguém está vendendo nada para ele.

Treinar.

Persistir.

Aprender.

E voltar no dia seguinte.

Talvez esse seja o melhor equipamento que o esporte ainda pode nos oferecer.

E esse, felizmente, não está à venda.

Compartilhe essa notícia