PF realiza operação contra desvios na saúde em Sorocaba e cumpre mandados na casa do prefeito Rodrigo Manga

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, a Operação Cópia e Cola, que investiga uma organização suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde. A ação ocorre em 13 cidades dos estados de São Paulo e da Bahia, e teve como alvos principais a Prefeitura de Sorocaba, a casa e o gabinete do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, incluindo a Secretaria de Saúde do município, o Diretório Municipal do Republicanos e a residência do ex-secretário de saúde Vinicius Rodrigues. A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e valores que somam R$ 20 milhões, além da suspensão de contratos com uma Organização Social investigada.

Durante a operação, foram encontrados ao menos R$ 600 mil em espécie nos endereços visitados, parte do valor escondido em uma caixa no porta-malas de um veículo.

O prefeito Rodrigo Manga, que ganhou notoriedade nas redes sociais por sua comunicação direta com a população e vídeos de forte apelo popular, também é investigado por possível participação no esquema. Além dele, o ex-secretário de Governo e Administração Fausto Bossolo, um empresário do setor imobiliário e uma instituição religiosa também estão entre os alvos das investigações.

Os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Até o momento, não houve mandados de prisão expedidos, e a Prefeitura de Sorocaba ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação. Mais de 100 agentes da Polícia Federal participaram da ação.

Compartilhe essa notícia