Na última sexta-feira, 9 de maio, foi comemorado o Dia da Europa, que celebra o aniversário da Declaração Schuman — uma iniciativa de Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, em prol da cooperação europeia. Em São Paulo, há descendentes de diversos países, inclusive europeus, que contribuíram para a construção do Estado.
Só a capital paulista tem a maior diversidade do país, com 25 povos de todos os continentes, conforme pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Essa presença se estende por todo o território paulista e influencia a gastronomia, cultura e arquitetura do Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) destacou seis destinos paulistas com características que remetem a locais da Europa.
“São municípios com atrativos de natureza, históricos, arquitetônicos e culturais que se assemelham a destinos do Antigo Continente. Além disso, têm a vantagem de ser mais próximos dos viajantes brasileiros e com valores mais acessíveis. Porém, tanto os destinos paulistas quanto os europeus merecem a visita”, diz Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.
Confira a seguir os seis destinos de São Paulo:
- Santos

Além das construções históricas e a oportunidade de conhecer a cidade de bondinho, Santos se assemelha com Lisboa na gastronomia e na paixão por esporte. Isso porque o destino paulista conta com restaurantes da culinária portuguesa, graças à influência de Portugal na fundação e construção de Santos, e tanto os santistas quanto os lisboetas são fanáticos por futebol. Outra conexão é o Porto de Santos e o Porto de Lisboa, que servem para o transporte de cargas e contam com terminal de cruzeiros que recebe viajantes de todo o mundo. Santos também tem uma grande comunidade portuguesa.

- Pedrinhas Paulista

Quem vai à Pedrinhas Paulista, a 480 km de São Paulo, se sente totalmente imerso na cultura italiana. Isso porque o município é reconhecido como a “Roma Brasileira”, por sua herança italiana presente nos atrativos, construções e festividades locais. Alguns pontos turísticos icônicos são: a Arena Coliseu, espaço público com arquitetura que remete ao Coliseu de Roma e recebe apresentações culturais; a Praça Roma, idealizada pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana (CBCII), com ipês coloridos e locais para descanso e alimentação; o Memorial do Imigrante, com colunas cravadas em semicírculo, em número de vinte, que simbolizam as regiões da Itália; e a Igreja São Donato, que marcou a fundação da colônia, em 1952.

- Serra Negra

No município, é possível conhecer a réplica de um dos maiores e mais famosos monumentos históricos do mundo: a Fontana di Trevi. Localizado a 152 km de São Paulo, Serra Negra é um destino para toda a família, com boa infraestrutura hoteleira, além de ser pet friendly.

- Ilhabela

Se o turista deseja contemplar belas paisagens, mergulhar em águas cristalinas, experimentar pratos saborosos feitos com ingredientes locais e contar com boa infraestrutura hoteleira, a dica é visitar Ilhabela. O município paulista conta com opções para todos os perfis de viajantes e assim como Ibiza, arquipélago da Espanha, também promove campeonatos aquáticos, como a Semana Internacional da Vela em Ilhabela. Além disso, tanto Ilhabela quanto Ibiza oferecem atividades de turismo de natureza e ecoturismo.

- Holambra

Holanda, América, Brasil. Com a união desses três nomes nos anos 1940, foi fundada Holambra, uma colônia tipicamente holandesa localizada na região de Campinas, a 134 km de São Paulo. É a famosa “Cidade das Flores”, conhecida nacional e internacionalmente. Assim como sua “irmã europeia”, Holambra é multicolorida e charmosa, e ao mesmo tempo traz a tranquilidade do interior.
No destino paulista, é possível degustar a culinária holandesa, fazer tours, tirar fotos nas casas coloridas, assistir às danças típicas e comprar flores, principalmente entre agosto e setembro quando acontece a Expoflora, o maior evento da América Latina voltado para as flores.



- Cunha
Sem dúvida, o destino do interior de São Paulo e o do interior da França tem um grande atrativo em comum que enche os olhos e perfuma os ambientes: os lavandários. Tanto Cunha quanto a região de Provença têm os famosos campos de lavanda, que permitem que o turista tenha uma experiência única em meio à natureza, faça diversas fotos e até participe da colheita das flores. Além disso, são destinos charmosos e rurais, com belas paisagens, tranquilidade e boa infraestrutura hoteleira.