No último dia 18 de maio, celebrou-se o Dia Internacional dos Museus, data criada para reforçar a importância desses espaços na preservação da memória, da arte e da cultura. Em Itapetininga, a Casa Kennedy – Centro Cultural Brasil Estados Unidos, abriga dois importantes museus: o Museu Carlos Ayres e o Museu Sacro Luise Reine Meinrada.
Com mais de 60 anos de história, o Museu Carlos Ayres reúne obras de artistas que participaram dos 18 Salões de Artes realizados na cidade, além de peças doadas por outros museus do Brasil. Entre os destaques do acervo está uma tela da artista itapetiningana Maria Prestes, que recebeu medalha de ouro em Paris. Maria Prestes, sobrinha do ex-presidente Júlio Prestes.
O museu também conta com obras de artistas consagrados como Lasar Segall, Mario Zanini, Vicente Caruzo e Carlos Ayres, além de artistas com obras em museus da Europa.
Já o Museu Sacro Luise Reine Meinrada foi inaugurado em março deste ano e presta homenagem à irmã beneditina suíça que chegou ao Brasil em 1937 e dedicou sua vida a Itapetininga até seu falecimento, em 1988.
O espaço reúne um acervo de 54 obras sacras, entre elas uma rara imagem de Santa Luzia do século XVII e um exemplar do chamado “santo do pau oco”, utilizado no período colonial para ocultar ouro e objetos de valor, como forma de escapar da tributação imposta pela Coroa Portuguesa.
A Casa Kennedy é um dos espaços culturais mais relevantes do interior paulista e já recebeu exposições de nomes importantes da arte, como Di Cavalcanti – cuja mostra de 50 desenhos foi realizada em 1969 –, Serafino Faro e artistas europeus. Atualmente, o Centro Cultural acumula mais de 240 obras de artistas de renome regional, nacional e internacional.
Além do acesso gratuito ao público, a Casa Kennedy é um dos poucos centros culturais do interior do Estado a contar com tour virtual em 360°, permitindo que o acervo seja visitado à distância.
Serviço
Casa Kennedy – Centro Cultural Brasil Estados Unidos
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 716 – Centro – Itapetininga/SP
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h
Entrada gratuita