Novas tendências nos Eventos

Já há algum tempo, principalmente após o período pandêmico, a quantidade de frequentadores em determinados eventos vem diminuindo gradativamente. Várias deduções e respostas são ventiladas por aí porém é perceptível que o envelhecimento social e a não continuidade de determinadas filosofias e práticas também contribuem para o atual cenário! Verificamos algumas mudanças (ás vezes forçadas e oportunistas). Com isso as gerações anteriores não conseguem adaptar-se ao novo e no passado essa mesma geração não soube lidar com o processo transitório natural, ficando as novas gerações responsáveis em criar coisas ou permitir-se serem influenciadas por movimentos sem base e com propostas duvidosas, salvo exceções.

A “nova onda” apresenta-se por exemplo no processo de “gourmetização” de algumas cafeterias, lojas de bicicletas e afins. Contam com sons de diversos estilos, entre eletrônica à hip hop e rock, por exemplo. Esses certames geralmente são realizados em períodos matinais. É notório que houve uma maior visibilidade aos profissionais que executam suas artes e opções diversificadas para curtirmos os rolês. Tem o fato da geração de renda que alimenta todo um sistema aos profissionais e que mantém todo esse espectro. Muitos utilizam esses ganhos como fontes suas principais fontes de renda, desde disc jockeys, light jockeys, video jockeys, bartenders, bandas, seguranças, etc. Paralelamente devido ao aumento da oferta, a demanda antes reprimida (Em alguns nichos e locais) hoje está dispersa devido o aumento exponencial de opções. Excelente para o público mas péssimo para os empreendedores. É possível enxergar que algumas propostas ainda não possuem um desenvolvimento bem consolidado no Brasil, principalmente longe dos centros já tradicionais.

Eventos nichados preenchem lacunas, porém a conta não fecha no apagar das luzes. O “romantismo” que representa os movimentos underground (desde o hip hop passando pela música eletrônica e chegando ao rock e reggae) são importantes para a própria fomentação da cena. Geram movimentações mas no cenário atual caso não ocorra um planejamento sistemático pode representar uma “breve miragem”, assim como vivenciamos em regiões desérticas. Por isso é importante ter sempre foco e objetividade ao invés e vislumbrar-se gratuitamente com êxitos isolados e sem dedicação constante!

Estudem seu público. Monte estratégias de marketing. Respeite seu cliente (não empurre coisas mas os apresente aos poucos novidades). Uma postura arrogante geram dívidas, quebra-se confiança e constrói-se uma reputação densa, gerando dificuldades em reconstruir a mesma.

Muitos fatores nos fizeram chegar até aqui. Resta saber que caminhos seguiremos? Quais perspectivas nos aguardam? Com o tempo as coisas ganham formas e se consolidam enquanto outras desaparecem… Assim segue o ciclo natural da vida, da sociedade, dos negócios e de tudo que executamos…

Compartilhe essa notícia