Itapetininga é uma das sedes do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025

Itapetininga sediou no sábado, 14 de junho o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A cidade foi uma das 124 sedes escolhidas em todo o país para a realização simultânea do evento, que ocorreu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) – Estação Cidadania.

A edição deste ano contou com 27.478 inscritos, número que supera o recorde anterior de 25.661 registrados em 2024. Do total, 25.910 eram crianças e jovens com até 23 anos. Em Itapetininga, mais de 200 participantes, com e sem deficiência, estiveram presentes.

As atividades envolveram modalidades do paradesporto adaptado, como atletismo, futebol para cegos e voleibol sentado. Participaram do evento alunos das cinco unidades do projeto Parada Jovem, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga) e do Deisa (Departamento de Educação Inclusiva e Suporte à Aprendizagem).

O CPB iniciou o Festival em 2018, com 48 sedes e 7 mil participantes. Desde então, o número de inscritos tem crescido. Em 2025, a próxima edição está marcada para o dia 20 de setembro.

De acordo com o presidente do CPB, José Antônio Freire, o evento tem como objetivo integrar participantes de todas as regiões do país. O diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, afirmou que a iniciativa busca oferecer acesso à prática esportiva para crianças com deficiência.

A coordenadora técnica em Itapetininga, professora Eunice de Lima, relatou que o evento contou com o apoio de estudantes da faculdade Anhanguera e de estagiários da prefeitura. Segundo ela, novas atividades estão sendo planejadas para a próxima edição.

Compartilhe essa notícia