Corrida e solidariedade devem reunir 900 atletas neste domingo em Itapetininga

2ª Etapa do Circuito “Correr e Caminhar com Saúde” une esporte e arrecadação de alimentos em evento que mobiliza a cidade e a região

Neste domingo, 22 de junho, Itapetininga será palco da 2ª Etapa do Circuito “Correr e Caminhar com Saúde”, que promete reunir cerca de 900 atletas de diversas regiões do estado de São Paulo. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Paróquia São João Batista, a iniciativa une atividade física, promoção da saúde e solidariedade.

Entre os participantes está a itapetiningana Thelminha Manucci, atleta com experiência em corridas no Brasil e no exterior, incluindo cidades como Paris, Lisboa, Praga e Berlim. Ela disputará a prova de 5 km e celebra a oportunidade de unir esporte e solidariedade.

“Nunca é só sobre corrida! Antes de toda corrida vem a busca pela saúde, o esforço pela disciplina, a energia do bem-estar e, depois dela, vêm os amigos, as risadas, a endorfina, as dores — sim, elas existem [risos] — e, quando conseguimos unir tudo isso ao bem ao próximo com doações, é perfeito”, destaca Thelminha.

O evento, que faz parte da programação da Festa de São João Batista, também tem um forte apelo social. Por meio da Troca Solidária, quase duas toneladas de óleo e leite foram arrecadadas. Os donativos serão divididos entre o Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga e a Paróquia São João Batista.

Segundo o pároco da Paróquia, padre Leonardo Mendes Soncin, a ação é essencial para o sucesso da festa, que se estende por dez dias.

“A importância da doação dos alimentos é participar de modo ativo de nossa festa. É um momento de confraternização, mas também de ajuda concreta. A igreja sobrevive das festas, das contribuições e da partilha. Cada doação, por menor que pareça, é um gesto valioso”, reforça o padre.

Além do caráter beneficente, a corrida e a caminhada promovem saúde e bem-estar. Especialistas apontam que a prática libera endorfina e serotonina, hormônios ligados à sensação de prazer e relaxamento, ajudando a melhorar o sono, a autoestima e a prevenir doenças.

A Secretaria da Saúde lembra que a hidratação é fundamental antes, durante e após a atividade, assim como uma alimentação leve, aquecimento prévio e o uso de roupas adequadas.

A largada acontece neste domingo, e a cidade se prepara para celebrar não apenas a corrida, mas o espírito comunitário e a solidariedade que marcam este evento.

Compartilhe essa notícia