Com rotina intensa e vitórias na bagagem, jovem atleta de natação de Itapetininga se destaca em competições estaduais

“Minha rotina de estudo, alimentação e treino é puxada”, afirma Ágatha Gonçalves, de 17 anos, representante da cidade nos Jogos Regionais

Com uma rotina regrada que inclui treinos diários de natação e musculação, aulas de Pilates, estudos em tempo integral na ETEC e cursos extracurriculares à noite, a jovem Ágatha Ladeira Rodrigues Gonçalves, de 17 anos, tem se destacado como uma das principais atletas de natação de Itapetininga. Representando a cidade em competições por todo o estado de São Paulo, ela se prepara agora para os Jogos Regionais, que começam em julho, com grandes expectativas.

A atleta, que compete na categoria Júnior 2, vê no esporte muito mais que um compromisso: “A natação é muito importante para a minha vida porque com ela encontro o equilíbrio para organizar minha rotina. Ajuda no desenvolvimento do meu corpo e da minha mente, concluindo da melhor forma possível a minha vida escolar com a esportiva”, destaca.

Entre os principais momentos da carreira, Ágatha lembra com entusiasmo da competição realizada no Morumbi, em São Paulo, quando venceu uma adversária que havia competido no Peru. “Ganhei com uma braçada de diferença”, recorda. Também cita provas desafiadoras, como a final do Estadual dos Jogos da Juventude, em Lençóis Paulista, e as Regionais do ano anterior, nas quais enfrentou atletas mais velhas e experientes.

A preparação rigorosa é parte do dia a dia da atleta. Pela manhã, ela divide o tempo entre treinos na piscina e musculação. Às sextas-feiras, inclui Pilates e fisioterapia mensalmente. À tarde, frequenta o ensino médio integrado ao curso técnico em Informática da ETEC “Darcy Pereira de Moraes” e, à noite, ainda se dedica a cursos de inglês e aperfeiçoamento em informática. Aos sábados, o treinamento com a equipe segue sob a supervisão do professor José Antônio Barreiros, o Tó, e aos domingos, o merecido descanso — mas sem deixar de revisar os estudos.

A disciplina se estende à alimentação. “Tento me alimentar o mais saudável possível em todas as refeições”, afirma. A rotina alimentar inclui frutas, crepioca, arroz com feijão, saladas, legumes, proteínas e suplementos como whey protein.

Além do desempenho esportivo, Ágatha também colhe os frutos da natação no desenvolvimento pessoal. “Me ajudou na alimentação, na saúde e na mentalidade. Para conquistar algo, temos que batalhar”, afirma com maturidade.

O orgulho da família é evidente. A mãe, Arihenis Graziela Ladeira Rodrigues Gonçalves, destaca o impacto do esporte na vida da filha: “É importante, pois está oferecendo disciplina, foco, autocontrole, determinação e superação dos desafios impostos pela vida.”

Com dedicação, talento e apoio familiar, Ágatha Gonçalves segue firme em busca de novos pódios, representando Itapetininga com força e determinação.

Compartilhe essa notícia