A equipe masculina de Xadrez Livre de Itapetininga conquistou a medalha de ouro nos Jogos Regionais 2025. Representando o Corinthians/Itapetininga, os atletas Yago Santiago, Felipe el Debs, Roberto Suardi e Silvio Oliveira venceram a equipe de Cajati e garantiram o título para o município.
O capitão do time, Roberto Suardi, destacou o simbolismo da vitória. Com 20 títulos e 41 medalhas nos Jogos Regionais e 10 títulos e 16 medalhas nos Jogos Abertos, ele voltou a representar Itapetininga após 25 anos. Suardi também comentou sobre a preparação da equipe para os Jogos Abertos, competição em que Itapetininga é a atual bicampeã.
A equipe é composta por nomes reconhecidos no cenário do xadrez nacional. Grande Mestre Yago Santiago, nascido em Recife, foi vice-campeão do Aberto de Caiobá e tem títulos como o Cit Open do Paraguai. Já Felipe el Debs, também Grande Mestre, representou o Brasil em várias olimpíadas e detém a melhor performance de um brasileiro em torneios oficiais. É o atual campeão paulista.
Além deles, compõem o time o Mestre Fide Silvio Oliveira, vice-campeão paulista e detentor de normas para o título de Mestre Internacional, e o Candidato a Mestre Internacional Roberto Suardi, natural de Itapetininga, com extensa trajetória em competições nacionais e estaduais.
Com a vitória, a equipe agora foca na preparação para os Jogos Abertos do Interior.