Itapetininga sedia Festival Paralímpico Loterias Caixa com 300 participantes

Itapetininga foi uma das 105 cidades brasileiras a sediar, no último sábado, 20 de setembro, a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, promovido em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia do Atleta Paralímpico (22). O evento ocorreu simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal.

No município, as atividades reuniram cerca de 300 participantes no Ginásio Poliesportivo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) – Estação Cidadania, na Vila Hungria. Ao todo, as duas edições do festival em 2025 registraram 54.809 inscritos no país, número 24,3% superior ao do ano anterior, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O festival oferece a crianças e adolescentes com e sem deficiência a prática de modalidades paralímpicas adaptadas, como atletismo, futebol para cegos e voleibol sentado. O objetivo, segundo o CPB, é estimular a inclusão e a iniciação esportiva.

A Escola de Educação Paralímpica de Itapetininga participou com sua equipe de 55 atletas, que contam com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também marcaram presença as cinco unidades do Parada Jovem, o Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga) e o Deisa (Departamento de Educação Inclusiva e Suporte à Aprendizagem).

De acordo com o presidente do CPB, José Antônio Freire, o festival tem como proposta dar o primeiro contato das crianças com o esporte paralímpico, expandindo o movimento de forma simultânea em mais de cem cidades. O diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, destacou que a iniciativa começou em 2018, com 48 núcleos, e hoje já ultrapassa a marca de cem, alcançando milhares de participantes em todo o país.

Compartilhe essa notícia