A peregrinação com a imagem oficial de São Miguel Arcanjo, conduzida pelo Instituto Hesed, chega nesta segunda-feira, 29 de setembro, à cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo, no mesmo dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica dos Arcanjos. O município é consagrado ao Arcanjo e atualmente constrói a maior estátua católica do mundo.
A imagem peregrina veio do Santuário do Monte Gargano, na Itália, o mais antigo dedicado a São Miguel, e já percorreu diversas cidades brasileiras, como Brasília (DF), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Criciúma (SC).
Programação
Na Basílica de São Miguel, única no Brasil com registro de aparição do Arcanjo em 1932, a programação começa à 1h com a Santa Missa, seguida da acolhida da imagem às 3h30. Às 4h ocorre o Rosário com o Instituto Hesed, às 6h30 um momento de louvor e oração, e às 10h a Santa Missa presidida por Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, quando será realizada a consagração da Diocese de Itapetininga a São Miguel Arcanjo. A celebração será seguida de procissão solene.
À tarde, as atividades continuam no Marco da Aparição, a 20 km da Basílica. Às 15h30 acontece a oração da Coroa de São Miguel e, às 16h, a Santa Missa presidida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, com a entrada solene da imagem.
Dimensão espiritual e solidária
Segundo o Instituto Hesed, a peregrinação busca promover a consagração das famílias e dioceses brasileiras a São Miguel Arcanjo. Além das celebrações, os fiéis são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, destinado a instituições sociais da região. Uma coleta especial também será realizada para ações caritativas.
Próximas cidades
Depois de São Miguel Arcanjo, a imagem peregrina seguirá para Camaçari (BA), Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Alagoinhas (BA), Belém (PA), Santo Amaro (SP), Bragança Paulista (SP) e Caraguatatuba (SP).