O projeto CRAS Itinerante segue levando serviços e orientações sociais a famílias de diferentes regiões rurais de Itapetininga. A iniciativa busca garantir o acesso da população aos programas e benefícios da assistência social.
Nas primeiras semanas de outubro, as equipes percorreram os bairros Tupy, Rio Acima, Morro do Alto, Varginha, Rechan e Retiro, além de realizarem visitas domiciliares em áreas mais afastadas. O projeto é uma extensão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), aproximando comunidades do poder público.
Entre os atendimentos realizados estão novos cadastros e atualizações no Cadastro Único, orientações sobre Bolsa Família, BPC, Tarifa Social de Energia e Água, encaminhamentos para serviços públicos, atendimentos sociais individualizados e apoio com o Meu INSS. Também foram preenchidos questionários do Programa BPC na Escola e solicitadas certidões.
Nos primeiros quinze dias de outubro, o CRAS Itinerante registrou 53 atendimentos no bairro Tupy, 29 em Rio Acima, 25 no Morro do Alto, 31 no Rechan, 28 na Varginha e 4 no Retiro. Além disso, foram realizadas 12 visitas domiciliares para acompanhamento social de famílias em situação de vulnerabilidade.
A Prefeitura de Itapetininga informou o cronograma de próximas ações do projeto:
- 4/11 (terça-feira): 10h às 15h – Rio Acima (Igreja Católica)
 - 6/11 (quinta-feira): 9h às 16h – Praça do Rechan
 - 11/11 (terça-feira): 9h às 16h – Varginha (EMEIF José Lauro)
 - 12/11 (quarta-feira): 9h às 13h – EMEIF do Retiro
 - 13/11 (quinta-feira): 9h às 16h – Distrito do Tupy (Igreja)
 - 18/11 (terça-feira): 9h às 16h – UBS Gramadinho
 - 19/11 (quarta-feira): 9h às 13h – Distrito da Conceição (Igreja Católica)
 - 26/11 (quarta-feira): 9h às 13h – Turvo dos Católicos (EMEIF Maria de Lourdes)
 - 27/11 (quinta-feira): 9h às 16h – Praça do Rechan
 
As ações seguem até o fim de novembro, com atendimento gratuito voltado às comunidades rurais.