Como potencializar a cultura e o turismo em Itapetininga?

Estou na cidade desde Outubro de 2015. Enxergo muitos potenciais por aqui. Talvez falte aos itapetininganos acreditarem no crescimento e desenvolvimento da cidade. Retardar processos naturais não é interessante tanto para empreendedores quanto para o poder público. Por onde começar?

Percebo que na parte cultural há muitos nichos e elitização de propostas, sem contar a pouca divulgação. Eventos fantasmas… Isso não é rentável! Na parte turística há pouca vontade política em levar a gastronomia local a turistas, como o famoso bolinho de frango, por exemplo. Participações em feiras divulgando o município seja interessante, assim como outros municípios fazem. A revitalização da malha ferroviária para o desenvolvimento turístico assim como ocorrente nos trechos CAMPINAS – JAGUARIÚNA; ITU-SALTO; SÃO PAULO – JUNDIAÍ; SÃO PAULO – MOGI DAS CRUZES; CAMPOS DOS JORDÃO – SANTO ANTÔNIO DO PINHAL e CURITIBA – MORRETES. Há até projeto engavetado na câmera de vereadores porém ficam apenas nos discursos e sonhos e nada é materializado… Ideais que não se concretizam, infelizmente! Com a chegada do aeroporto à cidade talvez alguns conceitos sejam acelerados e também será necessária a criação de situações voltadas ao transporte público que facilite o transporte de trabalhadores e usuários ao local, não focado apenas no transporte privado e por aplicativo. As classes C e D também voam, assim como as classes A e B. Esperamos que a prosperidade seja efetiva e não mais um elefante branco ou talvez status para a massagear o ego dos empregados públicos que deveriam servir ao povo e não aos seus próprios interesses ou vaidades…

É obvio que são necessários investimentos. Existem algumas marcas que possuem propostas e propósitos. No ambiente fashion já ocorrem debates e fomentação da economia criativa. Já pensaram em realizar desfiles de moda com lojistas e empreendedores locais que também darão oportunidades na criação de agências de modelos e os próprios modelos que residem por aqui não necessitarem se deslocar para outros municípios? Na parte musical há alguns festivais que ocorrem. Poucos são sucesso de público, outros mantém público escasso por não investir na divulgação ou querer nichar muito seu público. Financeiramente produtores ganham mas culturalmente o coletivo perde!!!. Os museus que existem na cidade. Como são cuidados e acessíveis? Itapetininga necessita sair urgentemente de algumas amarras. É um processo natural, não tem como evitar!

Com o crescimento de todas as cidades, surgem e aumentam os níveis de criminalidade. A resposta para essa tendência além de investimento na segurança pública é preciso também investir-se nas áreas culturais, esportivas e turísticas. Novas faculdades, escolas técnicas direcionadas à aulas que cursos voltados na capacitação da sociedade local. Há espaços porém falta vontade!

Por fim finalizo afirmando que se queremos um município melhor depende de cada um e não apenas do outro. Terceirizar e não nos responsabilizarmos por isso só empurra cada vez mais nossa ótica direcionada no sucesso de outras cidades admirando o desenvolvimento alheio e consumindo recursos oriundos daqui nelas. Há a possibilidade, se não nos atentarmos de Itapetininga com o tempo tornar-se uma cidade dormitória com arrecadação baixa, inflação alta e sem opções ou limitadas… É isso que queremos?!

Compartilhe essa notícia