CrossFit: de “modinha” a estilo de vida consolidado no Brasil e no mundo!

Do preconceito à consolidação, a modalidade mostra força e segue crescendo também no interior paulista.

Muita gente já disse que o CrossFit era apenas uma moda passageira, algo que logo iria se perder entre tantas novidades do mundo fitness. Mas a realidade mostrou o contrário, pois mais de 20 anos após sua criação, a modalidade não apenas sobreviveu como se consolidou como um verdadeiro estilo de vida, seguido por milhões de pessoas no mundo inteiro e com o Brasil ocupando um papel de protagonismo nessa trajetória.

A história começou nos anos 1990, quando o ginasta americano Greg Glassman idealizou um método de treinamento que unia movimentos funcionais, ginástica, levantamento de peso e condicionamento metabólico. Em 2000, ao lado de Lauren Jenai, fundou a CrossFit, Inc..

O primeiro box oficial foi inaugurado em 2001, em Santa Cruz, na Califórnia, e apidamente, o modelo chamou a atenção de policiais, bombeiros e militares, pela sua eficácia em preparar o corpo para diferentes desafios.

Em pouco tempo, o CrossFit se expandiu para além das fronteiras americanas. Já em 2002 surgiu o primeiro box afiliado em Seattle. Em 2005 eram 13 boxes, em 2013, o número já ultrapassava 8.000 e em 2016, mais de 13.000 boxes estavam espalhados pelo planeta.

O que parecia uma “febre passageira” transformou-se em um movimento global, sustentado por treinos intensos, desafios diários (os famosos WODs) e, principalmente, por uma comunidade extremamente engajada.

No Brasil, o CrossFit desembarcou em 2009 pelas mãos do ex-ginasta Joel Fridman, que abriu o primeiro box em São Paulo. De lá para cá, a modalidade explodiu.

Entre 2009 e 2013, passamos de 1 para cerca de 20 boxes. Já entre 2013 e 2019, o crescimento foi exponencial, cerca de 1.200 afiliados surgiram pelo país.

Hoje, somos a segunda maior comunidade do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 800 boxes oficialmente registrados. Provas como o Brazil CrossFit Championship, que em 2019 lotou o Ginásio do Ibirapuera com mais de 5 mil pessoas, mostraram a força da modalidade em solo brasileiro.

É claro que nem tudo foram flores. A pandemia fechou cerca de 20% das unidades no mundo, e em 2020, após polêmicas envolvendo declarações de Greg Glassman, milhares de afiliados romperam com a marca. A empresa foi vendida para Eric Roza, que tenta reposicionar o CrossFit com foco em diversidade e saúde comunitária.

Mesmo com altos e baixos, a modalidade se mantém firme em 2025, são cerca de 9.900 boxes afiliados no mundo, sustentados por uma comunidade leal e cada vez mais participativa.

O perfil do praticante brasileiro mostra bem o impacto do CrossFit (média de idade de 31 anos) a maioria pessoas que antes levavam uma vida sedentária.

Entre as principais motivações estão melhora do condicionamento físico, qualidade de vida e estética. Mais da metade dos praticantes treina quatro vezes ou mais por semana, e o Brasil já revelou atletas de nível mundial, como Guilherme Malheiros — 7º colocado nos CrossFit Games de 2021, com vitória em uma das provas e Carô Hobo, que ajudou a popularizar a modalidade desde 2013.

Hoje, já não cabe falar em “modinha”, pois o CrossFit é uma realidade consolidada, que combina saúde, performance, superação e comunidade. E em nossa digníssima tapetininga, cidade do interior paulista com aproximadamente 170 mil habitantes, a modalidade também segue firme. Ano após ano, o CrossFit continua sendo uma verdadeira febre, mostrando que quando há dedicação e paixão, o que parecia moda passageira se torna estilo de vida.

Fontes consultadas:
• Wikipedia (inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/CrossFit
• Wikipedia (português): https://pt.wikipedia.org/wiki/CrossFit
• The New Yorker: https://www.newyorker.com/sports/sporting-scene/does-crossfit-have-a-future
• Time Magazine: https://time.com/4248/lift-squat-repeat-inside-the-crossfit-cult/
• BoxRox: https://www.boxrox.com/brazil-six-curiosities-about-the-second-largest-crossfit-community-in-the-world/
• Blog Crowd: https://blog.crowd.br.com/en/case-brazil-crossfit-championship/
• World Metrics: https://worldmetrics.org/crossfit-growth-statistics/
• PubMed (NCBI): https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5010098/
• SAGE Journals: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2325967116663706
• Wikipedia (Guilherme Malheiros): https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Malheiros
• Wikipedia (Carô Hobo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Car%C3%B4_

Compartilhe essa notícia