Entre mais de 3 mil itens, a mostra resgata a memória da estação São Bento, berço da cultura urbana no Brasil
A batida que mudou para sempre a cultura urbana brasileira volta ao seu ponto de origem. O Metrô de São Paulo também integra a exposição “HIP-HOP 80’ SP – São Paulo na Onda do Break” em cartaz no SESC 24 de Maio, e que celebra os 40 anos do Hip-Hop paulistano. A mostra destaca a estação São Bento, na Linha 1-Azul, como o epicentro desse movimento que transformou as ruas, praças e espaços públicos em arte.
A mostra, que fica no Sesc até março de 2026, reúne mais de 3 mil peças entre fotos, roupas, equipamentos de som e documentos, além de recriar ambientes icônicos da época, como um vagão cenográfico do Metrô que simula a energia da estação São Bento nos anos 80. Oficinas, rodas de conversa e projeções de filmes completam a experiência, convidando o público a revisitar as raízes do Hip-Hop e conhecer de perto seus quatro elementos fundamentais: DJ, MC, break e graffiti.
Após o período no SESC, uma parte da exposição seguirá para a estação Sé, reforçando a ligação histórica entre o Hip-Hop e o Metrô.
São Bento, berço da cultura Hip-Hop
O Hip-Hop ganhou força nos anos 1970 em Nova York, chegando ao Brasil nos anos 1980, quando jovens se reuniam na estação São Bento para dançar, rimar, grafitar e criar formas de expressão. Foi ali que a cultura Hip-Hop encontrou terreno fértil para crescer e se espalhar pela cidade, chegando a outros espaços da cidade como a estação Jabaquara, onde nasceu o grupo Jabaquara Breakers, que recentemente coloriu os muros do Metrôclube.
Mais que uma viagem ao passado, a exposição é um tributo à criatividade, à resistência e à alegria que marcaram gerações e continuam inspirando novos artistas e coletivos urbanos. O Metrô, que testemunhou o nascimento dessa cultura em suas estações, se orgulha de participar e apoiar a celebração de uma história que é também a história da cidade.
Serviço
Exposição: HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break
Local: SESC 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo (SP)
Período: até 29 de março de 2026
Classificação: livre | Entrada gratuita





