Sábado corri uma maratona (42km ), e recebi muitas mensagens perguntando se eu enlouqueci, afinal, faz só 15 dias que completei o Ironman Full em Florianópolis.
Mas não. Isso não é loucura. Isso é planilha.
Existe um equívoco comum entre quem vê de fora achar que treinos de alto volume são feitos na emoção ou na teimosia. Mas quem vive o esporte com seriedade e comprometimento, sabe que cada treino, cada passo, cada pausa, cada quilômetro, é parte de um plano maior, um projeto de longo prazo que envolve muito estudo, estratégia, disciplina e autoconhecimento.
Se hoje consigo correr 42km com segurança poucos dias após um Ironman, é porque estou sendo preparado para algo ainda maior.
Tenho no horizonte o FODAXMAN Solo.5 (27 de setembro) uma ultramaratona de 75km (quinze dias após Fodaxman em outubro, o Fodaxman Xtreme Full em dezembro e se tudo der certo, Ultraman em abril.
O corpo precisa estar pronto para aguentar não só o esforço de um dia, mas de uma sequência de desafios extremos. E isso só é possível com planejamento inteligente, apoio técnico profissional, alimentação equilibrada e, claro, muita planilha!
Sim, planilhar é um verbo que a gente conjuga todo dia por aqui. É a ferramenta que transforma sonho em execução. Que tira o atleta do risco e o coloca no caminho da constância. A planilha respeita seus limites, mas te mostra que eles são sempre provisórios.
E nada disso seria possível sem a presença de um treinador sério ao meu lado. No meu caso, falo do Kalleb Potenza (PotenzaTeam) que monta todos os meus treinos com base em diálogo, coerência e uma visão muito clara do que estamos construindo juntos. Não tem treino solto. Não tem “loucura”. Tem projeto. Tem método. Tem responsabilidade.
Por isso, antes de julgar um atleta por estar fazendo o que parece “demais”, tente entender o que é ser um atleta de provas longas. Tente olhar além do esforço do dia e enxergar o caminho que ele percorre com cabeça, coração e planilha.
Planilhar é ter visão.
Planilhar é ter coragem.
Planilhar é saber que o impossível só existe até a linha de chegada.

