Qual Setup devo escolher para iniciar?

Muitos sonham com a carreira de DJ, Produtor Musical e Músico na cena. Nem todos conseguem se estabelecer devido fatores financeiros e o atual processo de depreciação cultural e artística que passamos. Para iniciar o fator financeiro é fundamental. Para iniciarmos é necessário investir em equipamentos caros para “startarmos” o processo?

O mais indicado é entender o básico de música, nesses casos. Se possível fazer um curso (Eu sei esses cursos também estão muito caros) porém no youtube há algumas dicas interessantes, se garimparmos bem para podermos dar uma guinada. O importante é começar! Sabemos das limitações financeiras que fazem parte do orçamento das famílias brasileiras há décadas e principalmente das crises pré fabricadas pelo sistema que resultam nos lucros cada vez maiores da elite, o qual aproveitarem suas oportunidades de negócios e a flutuação da classe média que vivenciam volatilidade e incertezas nesses períodos. Os preços praticados atualmente no mercado chegam a ser absurdos porém compreende-se que o câmbio também anda desfavorável. Através desse cenário encontramos iniciantes buscando equipamentos usados ou simples para poder entender, estudar e iniciar sua trajetória. Na cena do DJ tem os que amam toca discos, outros os cdjs e também há os usuários de controladoras que pejorativamente alguns classificam como um “vídeo game” ou “brinquedo que reproduz música”. Lembremos que todos começaram um dia. Nessas horas a arrogância não ajuda. A roda gigante sempre está em movimento, não vamos nos esquecer.

Os músicos voltados à música orgânica também encontram certas dificuldades ao iniciarem, principalmente se escolherem estilos que não fazem parte do mainstream ou buscam sonoridades experimentais mas que são audíveis. A crítica existe para corrigir, orientar e direcionar caminhos… Não para desacelerar ou desestimular! Quando construtiva são bem vindas. A prepotência que as vezes acompanham certos bastidores faz a cena morrer a médio e longo prazo. O reflexo que vemos em algumas cidades foi toda essa engrenagem maléfica executada em décadas anteriores pós anos 2000. Ninguém está acima da música! Não adianta reclamar se querem muito enfeite. É necessário a introdução de novos artistas e esses com o tempo conduzirem os que vierem a surgir. Ninguém é obrigado a fazer isso, mas se não querem que a cena morra é necessário fazer o básico e não se apegar a vaidades… Cultura não pode ser elitizada e nem cara mas acessível!

Um bom profissional se faz não de equipamentos sofisticados (Isso realmente ajuda) mas de essência. Há muitos djs com equipamentos que ultrapassam R$ 50 mil mas tecnicamente e artisticamente deixa a desejar! Artistas voltados as suas bandas em sonoridades orgânicas a mesma coisa. Só o fato de novos artistas terem o desejo de iniciarem já é interessante. Os primeiros equipamentos são simples mesmo e não há problemas nisso só não podemos nos acomodar e sempre evoluirmos. Sentir a necessidade do público é essencial. Muitos são leigos e não entendem de técnicas, mas se você o (a) emocionar na dose certa já é válido. Todo artista precisa ser ouvinte pois antes de ser ou sermos artistas já fomos e somos consumidores dessa mesma arte que nos encanta, encantou e nos encantará…

Compartilhe essa notícia