Aos 80 anos, Hélio Masao Shimizu se prepara para representar Itapetininga na Etapa Estadual de Damas, que será realizada em setembro, na cidade de Botucatu.
Natural de São Paulo e morador de Itapetininga desde a pandemia de Covid-19, Shimizu começou a praticar damas há um ano e meio, após já ter jogado tênis de mesa e xadrez. Hoje, integra o grupo de atletas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, sob coordenação do professor Marcos Ellerson Azevedo da Silva.
Além da prática de damas, Shimizu mantém rotina diária de atividades físicas, incluindo natação, musculação, pilates e corrida. Ele também participa de ações religiosas na Igreja da Divina Misericórdia, onde atua na direção espiritual.
Pela equipe de Itapetininga, já participou de competições em cidades como Cerquilho, Diadema, Campo Limpo Paulista, Sorocaba, Botucatu, Itararé e Inúbia Paulista, na divisa com o Paraná. Em Itararé, segundo relata, enfrentou uma de suas partidas mais desafiadoras.
Shimizu treina na Sala de Damas e Xadrez do Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva” junto a jogadores de diferentes idades, embora represente o grupo da Melhor Idade nos torneios oficiais.
De acordo com o professor Marcos Ellerson, o desempenho do atleta demonstra evolução desde que iniciou os treinos. “No começo, ele disse que queria aprender. Hoje, é um dos representantes de Itapetininga em competições pelo estado”, afirmou o treinador.