O futsal de Itapetininga vive uma fase de fortalecimento nas categorias de base. Entre os nomes que participam dessa trajetória está Miguel Annunciato, de 11 anos, atleta do Itapê Futsal e integrante do programa Chute Inicial do Corinthians. Ele representa a cidade na Liga Paulista de Futsal, competição em que o time avançou às quartas de final.
Miguel diz que a convocação para defender o município na Liga Paulista trouxe a sensação de que os treinos têm gerado resultados. “Achei muito legal que meu esforço tá valendo a pena e que meu trabalho tá indo muito além do que eu imaginava”, afirma.
Treinos em duas escolas esportivas ampliam formação do atleta
A rotina de Miguel é dividida entre o Itapê Futsal e o Chute Inicial do Corinthians. Segundo ele, a combinação dos dois trabalhos contribui para sua evolução técnica.
“Consigo evoluir meu controle de bola, passe, chute e aprimorar sempre. No Chute Inicial, o professor Marcus Felipe me ensinou muito e continua ensinando. No Itapê Futsal eu evoluo a cada jogo, viajando e jogando fora, aprendendo foco”, explica.
O atleta lembra ainda de um jogo da Liga Paulista que marcou sua participação no campeonato. “Consegui driblar bastante e gosto muito de fazer isso. Me senti muito feliz de poder jogar bastante.”
Sonhos como motivação e incentivo para outras crianças
Miguel afirma que o que mais o motiva em quadra são os objetivos para o futuro.
“Pra evoluir muito eu tenho que dar meu melhor, treinar muito, fazer de tudo e jogar com meu time para acertarmos”, diz.
Ele também envia uma mensagem às crianças de Itapetininga que desejam seguir no futsal:
“Que não tenham medo e saibam que precisa ter determinação nos exercícios, foco para evoluir e realizar os sonhos. O esporte é muito bom para a saúde e para se divertir. Eu sempre fico mais feliz quando estou jogando.”
Família organiza rotina para acompanhar treinos e jogos
O apoio familiar acompanha toda a trajetória do jovem atleta. O pai, João Luiz Silvério Annunciato, relembra o caminho desde os primeiros treinos.
“Foi emocionante. Vimos a evolução dele e o esforço. Estamos empolgados com as quartas de final”, afirma.
Segundo João, o futsal trouxe mudanças no comportamento do filho. “O Miguel ficou mais focado e determinado. Saiu muito do celular, acompanha jogadores, faz cursos, treina o tempo todo.”
A mãe, Patrícia Fogaça de Almeida Annunciato, destaca a rotina intensa da família para acompanhar os compromissos esportivos.
“A gente divide as funções e acompanha ele em todos os jogos. Ele faz personal, tem futebol na escola, em outras cidades, no Chute Inicial e na Liga Paulista. Já fomos para várias cidades e estamos sempre juntos torcendo e adaptando o dia a dia”, explica.
Sobre o futuro, Patrícia diz que o principal desejo é que Miguel siga o próprio caminho.
“O nosso sonho é que ele estude e se encontre no que gosta. Pra ele, o sonho é jogar bola. Ele se dedica todos os dias. Queremos que ele seja feliz.”
Futsal local em expansão
Para a família, o movimento crescente do futsal em Itapetininga tem influenciado outras crianças.
“Cada dia mais crianças querem jogar e se empenham. Isso é bom porque contribui para a saúde”, observa João.
Com o Itapê Futsal disputando a fase decisiva da Liga Paulista, relatos como o de Miguel mostram o impacto do esporte na formação de jovens atletas e o fortalecimento das categorias de base no município.







