O itapetiningano Adryan Gabriel Soares, de 18 anos, treina na Sala de Damas e Xadrez da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, no Ginásio Municipal “Ayrton Senna da Silva”, em preparação para a IV Etapa do Campeonato Paulista de Damas, marcada para setembro em Botucatu.
Adryan começou a praticar a modalidade há quatro anos e explica que o esporte exige teoria, prática e raciocínio lógico. “É necessário mapear e jogar até achar a melhor chance”, disse.
Em 2023, o atleta representou Itapetininga no Mundial de Damas, realizado na Polônia, com a participação de mais de 200 competidores de 25 países. Na primeira viagem internacional, ele alcançou a 13ª colocação. “Foram 12 dias de muito conhecimento e convivência com atletas de vários países. Estar em um torneio mundial é uma bagagem que levarei para a vida”, afirmou.
O professor Marcos Ellerson Azevedo da Silva, responsável pelos treinos, destacou a evolução dos alunos e a importância da participação internacional. “Foi uma experiência de aprendizado. Passamos também por cidades como Londres, Hamburgo, Berlim e Police, na Polônia”, contou.
Adryan, estudante da Escola Estadual “Fernando Prestes”, é o único da família que pratica a modalidade. Sobre a escolha pelo esporte, afirmou: “Esporte físico não é para mim. Não tenho habilidade”.