O evento será realizado neste sábado (30), das 10h às 22h, no Centro Cultural Brasil e Estados Unidos.
A Casa Kennedy vai promover o 1º Festival de Rock de Garagem de Itapetininga, com foco em bandas formadas por músicos da cidade e da região. O evento está marcado para este sábado, 30 de agosto, das 10h às 22h, na sede do Centro Cultural Brasil e Estados Unidos, na Rua Prudente de Moraes, 716, no Centro.
Entre as atrações confirmadas estão as bandas: O Naargas, Duas Colinas, Broken Dome, Os Cuitelos, Valis, Stupid Sharks Club, Perdidos, Overcloud, CapoStrato, Spectrum Fire, Hysteria, Aether e Leksapro.
Segundo a presidente da Casa Kennedy, Walkiria Paunovic, a proposta surgiu da vontade de valorizar os talentos musicais que se formaram na cidade ao longo dos anos.
“Itapetininga tem muitos músicos talentosos. Muitos começaram no Projeto Guri e agora, mais velhos, formaram bandas e tocam na região. Eles merecem visibilidade”, afirma Walkiria.
O festival também busca reunir diferentes gerações de bandas, desde as mais antigas até as que estão começando.
“Queremos mostrar que a música continua viva nas garagens da cidade. Tem muita gente que trabalha durante a semana e no fim de semana se encontra para tocar. Isso também é arte, também é cultura”, completa.
A idealização do festival é de Walkiria Paunovic, Ana Elisa Bloes de Arruda e Miranda e Yuri Schurmann dos Santos, que também é coordenador de escola e integrante de duas bandas locais.
Além de grupos de Itapetininga, o evento vai receber bandas de cidades vizinhas, como São Miguel Arcanjo e Angatuba.
Conheça mais sobre cada uma das bandas
O Naargas
O Naargas é uma banda itapetiningana fundada em 2022, originalmente com 3 integrantes sendo uma banda de rock psicodélico anos 60/70. Atualmente O Naargas segue fazendo apresentações tendo em sua formação 4 integrantes sendo uma banda de Rock Pop Brasileiro.
Duas Colinas
Banda fundada em meados dos anos 2010. Retomou o cenário no período pós-pandêmico. A proposta é fortalecer a divulgação do bom e velho rock nacional dos anos 80 e 90. Mas com projetos autorais. A banda se apresenta em Itapetininga e região participando de eventos de pequeno e médio porte.
Broken Dome
A Broken Dome nasceu em 2016 como um projeto solo de Adauto Xavier, buscando explorar e unir elementos do Doom Metal com o Pop Rock dos anos 80. Com a repercussão positiva dos primeiros singles, Adauto resolveu transformar o projeto em uma banda e hoje conta com Yuri Schumann, Otávio Vieira e Wesley Santos.
Os Cuitelos
A banda Os Cuitelos teve início no mês de abril de 2024 em um aniversário, após isso os integrantes começaram a ensaiar na garagem do vocalista Diego. A formação original contava com Rafael na bateria, que teve que se ausentar da banda depois, e foi logo substituído por Luiz Fernando Kikão. Os idealizadores da banda são Diego e Léo, depois vieram Mateus e Leandro. O nome Os Cuitelos é uma homenagem a um bairro de Guareí. A banda sempre leva ao palco energia e alegria por onde passa, com canções que marcaram época.
Valis
Três lançamentos autorais no Spotify Tempo, Cúmulo da Loucura e Independente de Tudo.
6º lugar no 2º Festival Estudantil da Canção de Cesário Lange com a música Cúmulo da Loucura.
1º Lugar no 3º Festival Estudantil da Canção de Cesário Lange em 2024 com a música Tempo.
Stupid Sharks Club
A banda é muito recente ainda, com uma única apresentação no estúdio da Fatec de Tatuí.
PERDIDOS
PERDIDOS é uma banda de indie rock formada em 2019 na cidade de São Miguel Arcanjo SP. Com influências do rock alternativo e elementos da música brasileira, o grupo constrói um som próprio, com letras autorais e arranjos que exploram instrumentos como guitarra baiana e cavaquinho. Desde sua formação, a banda lançou três EPs e cinco singles, com destaque para as faixas Azul que integrou a playlist editorial Indie Brasil no Spotify e Carlinhos, uma das mais conhecidas pelo público. Em 2024, a banda lançou o EP Todo Tempo, o Tempo Todo, que marca uma nova fase artística, com maior presença de ritmos brasileiros.
Overcloud
Banda formada em 2015, com o EP Line of thoughts lançado em 2023. Músicas autorais de metal e tributo ao System of a Down.
CapoStrato
Formada em Itapetininga, a banda CapoStrato reúne professores apaixonados por rock e pela Educação Física, uma combinação que funciona. Composta por Renato no vocal e guitarra solo, Alberto no baixo e Tam na bateria, o trio já se apresentou em bares da região como RT166, Kavernas e Porco Malte. Apesar de recente, a banda carrega a experiência de velhos conhecidos da música e traz covers de Raimundos a Bon Jovi além de som autoral, com pitadas de Pop Rock nacional e internacional.
Spectrum Fire
A banda foi criada em janeiro de 2023 e se apresentou ao público pela primeira vez na Passeata do Rock do mesmo ano, com repertório de Hard Rock e Heavy Metal. Em 2025, se apresentou pela última vez no Buraco Underground, realizando a abertura da Overfest com repertório de Heavy Metal e Metalcore.
Hysteria
Banda nascida e criada em Itapetininga, com foco em versões de rock dos anos 80, 90 e 2000, além de estilos Pop Rock.
AETHER
Ainda sem apresentações públicas, a banda vem ensaiando em conjunto há cerca de um ano. Nesse período, explorou diversos estilos dentro do universo do rock, passando pelo rock progressivo, heavy rock e vários clássicos.
Leksapro
Formada em 3 de novembro de 2004, a Leksapro une a energia do Rock, a vitalidade do Hardcore e a densidade reflexiva do Rap. Suas letras mergulham nas camadas da psique, explorando a jornada da individuação por meio da arte.
Com quatro demos autorais, Leksapro 2006, Vide Bula 2008, Refazendo as Bases 2012 e Efeito Colateral 2018, e mais de 30 músicas próprias, a banda construiu, ao longo de 20 anos, uma trajetória marcada por autenticidade e intensidade. Atualmente em estúdio, segue ativa com a formação Tico, Luizinho, Bolota, Tam e Buiu.
Serviço – 1º Festival de Rock de Garagem de Itapetininga
Data: sábado, 30 de agosto
Horário: das 10h às 22h
Local: Casa Kennedy – Centro Cultural Brasil e Estados Unidos
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 716, Centro – Itapetininga SP

