Cuidados contra febre amarela são recomendados a romeiros em peregrinação

As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação e de medidas de prevenção para os romeiros que participam das peregrinações nas Rotas da Fé até 12 de outubro. A imunização deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem para garantir proteção adequada. Também são recomendados o uso de repelentes, roupas que cubram braços e pernas e a busca imediata por atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo, icterícia ou vômitos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), foram confirmados 66 casos humanos de febre amarela neste ano, com 37 óbitos. As áreas de maior risco de transmissão coincidem com trechos percorridos pelos romeiros, principalmente em regiões de vegetação e fragmentos florestais.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para crianças menores de 5 anos, são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Acima dessa idade, a imunização é feita com dose única.

Compartilhe essa notícia