A música que atravessou séculos e continentes volta a ecoar nos palcos de Itapetininga nos dias 6, 7 e 8 de junho. A Mostra SESI-SP de Música Erudita apresenta três concertos singulares, que valorizam a música antiga com interpretações historicamente informadas, instrumentos originais e repertórios raros – tudo com acesso gratuito ao público.
O Som do Trompete Barroco – Um sopro de história no palco
Dia 6 de junho (sexta-feira), às 20h – SESI Itapetininga
Com o brilho e a elegância do trompete barroco, o grupo Trompete Barroco Brasil apresenta o concerto O Som do Trompete Barroco, uma viagem sonora que percorre a Inglaterra, Alemanha, Itália e Brasil dos séculos XVII e XVIII. Acompanhados da organista Isabel Kanji, os trompetistas Pedro Rosa e Marcelo Carvalho trazem à cena um instrumento praticamente esquecido no país, mas essencial para a compreensão da história da música erudita.
Além de promover um espetáculo musical, a proposta se alinha ao crescente interesse nacional pela prática historicamente orientada, unindo arte, educação e patrimônio cultural.
Silêncio! – A força do sagrado na polifonia renascentista
Dia 7 de junho (sábado), às 20h – SESI Itapetininga
O palco de Itapetininga recebe o Música Manuscrita & GRUPPEMM com o concerto Silêncio! dedicado à música vocal da Renascença. O programa apresenta obras sacras de Cristobal de Morales e Tomás Luis de Victoria, compostas para a Capela Papal no século XVI, interpretadas a cappella por um grupo especializado em música antiga.
O espetáculo propõe uma imersão na atmosfera da Semana Santa e da Paixão, utilizando manuscritos originais e promovendo uma performance viva, coerente e impactante. A direção é de Pedro Diniz, com um elenco formado por cantores experientes na prática coral renascentista.
Duo Arcos – A delicadeza do impressionismo francês em cordas e harpa
Dia 8 de junho (domingo), às 16h – SESI Itapetininga
Encerrando a programação do fim de semana, o Duo Arcos traz à tona a beleza do impressionismo francês com um repertório que transita entre o barroco de Bach e os sopros de modernidade de Lili Boulanger e Claude Debussy.
Formado por Paola Baron (harpa) e Edgar Leite (violino), músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, o duo tem se destacado pela abordagem inovadora – que inclui o uso do cravo na harpa – e pela difusão de obras raramente executadas no Brasil. Um concerto que harmoniza virtuosismo, sensibilidade e pesquisa histórica.
SERVIÇO:
Mostra SESI-SP de Música Erudita
Concertos Gratuitos | Reserve seu ingresso no MEU SESI
SESI Itapetininga – 06/06 às 20h, 07/06 às 20h e 08/06 às 16h
Teatro do SESI Itapetininga – Avenida Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco