A Escola Estadual Professor Alceu Gomes da Silva, localizada em Itapetininga, foi incluída na lista das 100 unidades de ensino que adotarão o modelo cívico-militar no Estado de São Paulo a partir do segundo semestre de 2025. A relação foi publicada nesta terça-feira, 29 de abril no Diário Oficial do Estado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A definição ocorreu após a realização de três rodadas de consulta pública em 302 escolas que manifestaram interesse no programa no ano passado. Ao todo, 132 comunidades escolares aprovaram a implantação do modelo, sendo que apenas 100 foram selecionadas com base em critérios como a existência de ao menos uma unidade por município, o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o desempenho no IDESP.
Durante as consultas, puderam votar pais ou responsáveis de alunos menores de 16 anos, estudantes a partir dessa idade, seus familiares em caso de abstenção, além de professores e demais profissionais da escola. O quórum mínimo exigido foi de 50% mais um dos votos válidos.
O modelo cívico-militar seguirá o Currículo Paulista. A seleção de monitores será de responsabilidade da Seduc-SP, com apoio da Secretaria da Segurança Pública na verificação de antecedentes e conduta dos candidatos.
No total, mais de 106 mil votos foram registrados, com 87% favoráveis à implantação do programa. A expectativa é que cerca de 50 mil estudantes sejam atendidos em 89 municípios paulistas.