Hospital reforça que atendimentos pelo SUS são totalmente gratuitos e que não realiza cobranças por telefone, mensagens ou aplicativos.
O Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga, publicou nesta terça-feira, 24 de junho, um comunicado oficial alertando a população sobre tentativas de golpe direcionadas a familiares de pacientes internados na unidade, que é 100% vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, criminosos estariam entrando em contato com os familiares e solicitando pagamentos em dinheiro para a suposta realização de exames, procedimentos ou compra de medicamentos, o que configura uma prática fraudulenta.
A administração do hospital, atualmente sob a gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, reforçou que o atendimento prestado pelo SUS é totalmente gratuito. “Em hipótese alguma, o HLOB ou qualquer de seus colaboradores solicitará valores por telefone, mensagem de texto, WhatsApp ou qualquer outro canal”, diz o comunicado.
Hospital orienta como agir em caso de contato suspeito:
- Não realizar qualquer pagamento ou transferência;
 - Não fornecer dados pessoais, bancários ou de cartão de crédito;
 - Desconfiar de mensagens ou ligações que envolvam solicitação de dinheiro;
 - Contatar imediatamente a administração do hospital ou a Ouvidoria oficial pelo telefone (15) 3275-7800;
 - Registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima.
 
A nota ainda destaca que a segurança e o bem-estar dos pacientes e seus familiares são prioridade máxima da instituição. O hospital recomenda que, diante de qualquer dúvida, os cidadãos procurem diretamente os canais oficiais ou se dirijam à recepção da unidade.
“Não confie em contatos que exijam pagamentos”, finaliza a nota assinada pela Assessoria de Comunicação do HLOB.
