A Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE chega à sua 20ª edição em 2025, consolidando-se como um projeto acadêmico e cultural voltado à educação das relações étnico-cinematográficas da africanidade brasileira. Com uma proposta de inclusão do negro e de valorização de sua cultura, a mostra reafirma seu compromisso com a promoção de obras audiovisuais, trabalhos acadêmicos e o reconhecimento de profissionais que enriquecem o debate em torno da justiça social, do pensamento antirracista e da diversidade.
Com o tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, o professor Celso Luiz Prudente, idealizador e curador da mostra, propõe uma reflexão sobre a dinâmica da educação nas relações étnico-cinematográficas, alinhada às demandas acadêmicas e culturais, por meio de uma programação diversificada que reforça os valores do projeto.
O SESI-SP, instituição que atua amplamente na área da educação, reconhece a cultura como parte essencial desse processo. A parceria com a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, bem como com outros projetos desenvolvidos pela instituição, tem como objetivo a formação de novos públicos em artes, a democratização do acesso à cultura e o incentivo à produção e difusão de obras das mais diversas linguagens e vertentes artísticas.
As sessões da mostra no SESI Itapetininga acontecerão no Teatro do SESI, nas seguintes datas:
- 21 de maio de 2025 (quarta-feira), às 14h – com a exibição dos filmes O Tempo que Resta e Questão de Justiça;
- 28 de maio de 2025 (quarta-feira), às 14h – com os filmes Da Bahia para o Brooklyn, Histórias do Caribe e Guilhermina.
As reservas de ingressos são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site:
https://meusesi.sesisp.org.br/Reserva/d9487004-4e3d-4ddd-67a8-08dd83f10e85