As vilas Paulo Ayres e Prado, em Itapetininga, recebem neste sábado (30) e domingo (31) o 7º Mutirão contra a Dengue de 2025. A ação contará com cerca de 100 colaboradores e servidores municipais que percorrerão as ruas para recolher materiais inservíveis que possam acumular água, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No sábado, o mutirão acontece das 7h às 16h. No domingo, será realizado das 7h às 12h. A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores deixem os materiais na calçada em frente às casas.
De acordo com a prefeitura, não serão recolhidos entulho, restos de poda e madeira, que devem ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na rua Alceu Corrêa de Moraes, 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente à Cooperita. O espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
A iniciativa é organizada em conjunto pelas secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil. Desde o início da campanha, seis mutirões já foram realizados, com 1.284 toneladas de resíduos recolhidos.
A população também pode colaborar denunciando terrenos ou locais com descarte irregular de lixo pelos telefones do Setor de Controle de Vetores (15) 3273-2567, Ouvidoria SUS 0800 774-3990 ou SAC 156. Em casos de irregularidades, a multa pode ultrapassar R$ 2 mil.