Frente fria avança e deve derrubar temperaturas no estado de São Paulo, alerta Inmet

Uma nova onda de frio deve atingir o estado de São Paulo e outras seis unidades da federação até esta segunda-feira, 30 de junho, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão federal publicou dois avisos de nível laranja, o segundo mais grave da escala que indicam declínio acentuado de temperatura e ventos intensos na região Sul do país.

De acordo com o Inmet, as temperaturas podem cair mais de 5°C em estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo, onde o avanço do ar frio deve ser sentido principalmente no sul do estado. O alerta vale até às 23h59 desta segunda-feira.

Além da queda brusca nos termômetros, a população também deve estar atenta às chuvas intensas e aos ventos que atingem a região Sul do país desde o fim de semana. O sistema frontal que se formou neste domingo (29) reforçou as instabilidades atmosféricas, provocando rajadas de vento, raios e volumes de chuva que podem ultrapassar os 100 milímetros, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Apesar de o epicentro das instabilidades climáticas estar no Sul do país, São Paulo deve sentir os reflexos do fenômeno com chuvas persistentes na faixa sul e queda significativa de temperatura, cenário que pode se estender nos próximos dias.

O Inmet também alerta para possíveis riscos à saúde, como agravamento de doenças respiratórias, e recomenda atenção especial a pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e moradores de rua. Autoridades locais já iniciaram protocolos para acolhimento emergencial e reforço na rede de assistência social.

Compartilhe essa notícia