O Governo Federal iniciou a Ação de Qualificação Cadastral 2025 para corrigir e atualizar informações do Cadastro Único, utilizado por milhões de famílias em todo o país.
A legislação determina que o cadastro seja atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alteração de endereço, renda ou composição familiar. Famílias que recebem benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Água, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Carteira do Idoso devem manter as informações em dia para evitar bloqueio ou cancelamento.
Quem fez a última atualização entre 18 e 24 meses atrás deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O procedimento pode ser feito presencialmente nos CRAS e postos de cadastramento, pelo telefone 121 (Central do MDS) ou no site oficial gov.br/cadastrounico. O serviço é gratuito e não deve ser intermediado por terceiros.
O Governo alerta que não há exigência de novo cadastro em razão da implantação do Novo Sistema de Cadastro Único. A atualização ocorre apenas quando o registro está vencido ou apresenta inconsistências. Mensagens e ligações solicitando documentos pessoais devem ser desconsideradas.
Dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento do MDS (121) ou no portal gov.br/mds. Casos suspeitos de fraude devem ser denunciados às autoridades.