A primavera terá início na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília), com previsão de mudança no tempo em várias regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria avançará até quarta-feira (24) pelas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais e rajadas de vento.
Em São Paulo, a instabilidade deve atingir o extremo sul e o sudoeste do estado a partir de segunda-feira, com possibilidade de chuvas intensas. O avanço da massa de ar frio e seco, previsto para os dias seguintes, causará queda de temperatura também em outras áreas do Centro-Sul e Norte do Brasil, fenômeno conhecido como friagem.
De acordo com o Inmet, a frente fria trará chuva inicialmente para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para toda a Região Sul. Também são esperados temporais em Mato Grosso do Sul e partes do Centro-Oeste.
A previsão inclui risco de granizo, descargas elétricas e acumulados de chuva principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina antes da chegada da nova estação.
Meteorologistas apontam que o fenômeno La Niña poderá influenciar o regime de chuvas ao longo da primavera, reduzindo precipitações na Região Sul e aumentando a ocorrência no Sudeste, incluindo São Paulo.