Dezembro e janeiro: entre festas, pausas e reflexões

Por: Gabriel Montenegro, professor e psicólogo.

Como professor, valorizo profundamente os períodos de pausa ao longo do ano, especialmente as férias de julho. Esse intervalo de meio de ano é uma oportunidade para recarregar as energias e se preparar para os desafios do segundo semestre. No entanto, já se passou o período de julho, e agora chegamos ao tão aguardado recesso de fim de ano, que traz uma dinâmica diferente e igualmente necessária.

O recesso de dezembro e janeiro marca o encerramento de ciclos e demandas acumuladas, esse período também é cercado pelas festividades do Natal e do Ano Novo, que, para alguns, são momentos de celebração. Para outros, porém, é apenas uma pausa bem-vinda, longe do trabalho e das atividades escolares, independentemente de celebrações religiosas. Seja qual for a perspectiva, o descanso neste momento é essencial para começar o próximo ano com mais disposição.

Para quem não se sente à vontade nas grandes reuniões familiares ou não participa das comemorações tradicionais, este período continua sendo uma excelente oportunidade para desacelerar, refletir e criar momentos de autocuidado. Afinal, o fim do ano é um convite para colocar a vida em perspectiva, seja em meio ao movimento festivo ou na tranquilidade do descanso.

Pensando nisso, esse psicólogo que vos escreve, deixa algumas sugestões para você aproveitar ao máximo este momento:

Desacelere, mas mantenha-se atento ao essencial: desfrute do descanso, mas reserve momentos para organizar pensamentos e planejar os primeiros passos do novo ano.

Crie momentos de prazer e introspecção: assista a filmes que inspirem, leia livros ou explore exposições que te ajudem a começar o ano mais leve e enriquecido.

Equilíbrio é a chave: divirta-se nas festas ou na companhia de quem você gosta, mas também cuide do sono e da saúde mental.

Aproveite a liberdade para aprender de formas diferentes: shows, teatros e até mesmo conversas significativas podem ser tão enriquecedoras quanto estudos formais.

Cuide do corpo e da mente: exercícios físicos ou caminhadas simples são ótimos para recarregar as energias e melhorar o ânimo.

Se permita não fazer nada: o ócio criativo pode ser transformador; use-o a seu favor para começar o ano com novas ideias.

Ao final, o importante é usar este período para cuidar de si, equilibrando o alívio das demandas acumuladas com momentos de prazer e tranquilidade. Boas festas, bom descanso, e que o próximo ano traga o equilíbrio que todos buscamos!

Compartilhe essa notícia